Unidade Vila Mariana
Rua Dr.Bacelar, 173 - 1º andar
04026-000 - São Paulo - SP
Tel: (11) 5575-0845
Tel: (11) 2673-7110
Tel: (11) 98280-5416
Skype: cfqvilamariana
Emergências: (11) 98103-6611
O que é H. Pylori?
Helicobacter Pylori, ou simplesmente H. Pylori, é uma bactéria presente na mucosa que reveste o estômago e que tem sido associada com diferentes doenças digestivas, como gastrite e até mesmo câncer de estômago.
A H. Pylori destrói a barreira natural do estômago, que protege o órgão da exposição ao ácido gástrico. Com o tempo, o estômago fica mais vulnerável e se lesiona, criando uma úlcera, que posteriormente pode transformar-se em um câncer.
Como é feita a transmissão da H. Pylori?
A infecção por H. Pylori ainda não é plenamente conhecida. A transmissão de uma pessoa contaminada para uma pessoa sadia pode ocorrer através do contato com vômitos ou fezes, este último geralmente sob a forma de água ou alimentos contaminados.
Quando um membro da família se infecta com o Helicobacter Pylori, o risco de transmissão para os filhos e cônjuge é alto, mesmo em boas condições de higiene, o que coloca em dúvida se a transmissão ocorre sempre pela via fecal/oral. A transmissão através da saliva ainda não está comprovada.
Sintomas Comuns da H. Pylori
A maioria das pessoas infectadas por H. Pylori não manifesta sintomas.
Porém, alguns pacientes podem apresentar:
- Dor ou queimação no abdômen;
- Náuseas;
- Perda de apetite;
- Arrotos frequentes;
- Inchaço;
- Perda de peso não-intencional.
Tratamento da H. Pylori
O tratamento da Helicobacter Pylori é feito, na maioria dos casos, com dois antibióticos, sendo que um evita que a bactéria desenvolva algum tipo de resistência ao outro.
O tratamento dura 7 dias e o médico pode receitar outros medicamentos, para suprimir a produção de ácido pelo estômago e, assim, promover a cura das feridas causadas pela bactéria.
Após este período, é recomendado realizar novos testes para confirmar o sucesso do tratamento.
Comentário!
Seja o primeiro a comentar este post.