Unidade Vila Mariana

Rua Dr. Bacelar, 173 - 1º andar
04026-000 - São Paulo - SP
Tel: (11) 5575-0845 / 2673-7110
Tel: (11) 4115-3737
Skype Skype: cfqvilamariana


Novo Telefone - Vila Mariana

O que é H. Pylori?

h-pylori

Helicobacter Pylori, ou simplesmente H. Pylori, é uma bactéria presente na mucosa que reveste o estômago e que tem sido associada com diferentes doenças digestivas, como gastrite e até mesmo câncer de estômago.

A H. Pylori destrói a barreira natural do estômago, que protege o órgão da exposição ao ácido gástrico. Com o tempo, o estômago fica mais vulnerável e se lesiona, criando uma úlcera, que posteriormente pode transformar-se em um câncer.

 

Como é feita a transmissão da H. Pylori?

A infecção por H. Pylori ainda não é plenamente conhecida. A transmissão de uma pessoa contaminada para uma pessoa sadia pode ocorrer através do contato com vômitos ou fezes, este último geralmente sob a forma de água ou alimentos contaminados.

Quando um membro da família se infecta com o Helicobacter Pylori, o risco de transmissão para os filhos e cônjuge é alto, mesmo em boas condições de higiene, o que coloca em dúvida se a transmissão ocorre sempre pela via fecal/oral. A transmissão através da saliva ainda não está comprovada.

 

Sintomas Comuns da H. Pylori

A maioria das pessoas infectadas por H. Pylori não manifesta sintomas.

Porém, alguns pacientes podem apresentar:

  • Dor ou queimação no abdômen;
  • Náuseas;
  • Perda de apetite;
  • Arrotos frequentes;
  • Inchaço;
  • Perda de peso não-intencional.

 

Tratamento da H. Pylori

O tratamento da Helicobacter Pylori é feito, na maioria dos casos, com dois antibióticos, sendo que um evita que a bactéria desenvolva algum tipo de resistência ao outro.

O tratamento dura 7 dias e o médico pode receitar outros medicamentos, para suprimir a produção de ácido pelo estômago e, assim, promover a cura das feridas causadas pela bactéria.

Após este período, é recomendado realizar novos testes para confirmar o sucesso do tratamento.

Comentário!

Seja o primeiro a comentar este post.

Deixe o seu comentário!









Compartilhe nas redes sociais: