Unidade Vila Mariana

Rua Dr. Bacelar, 173 - 1º andar
04026-000 - São Paulo - SP
Tel: (11) 5575-0845 / 2673-7110
Tel: (11) 4115-3737
Skype Skype: cfqvilamariana


Novo Telefone - Vila Mariana

Como Combater a Obesidade?

Obesidade Mórbida

Muitos obesos questionam: como posso ter engordado tanto? A verdade é que a obesidade é causada por uma série de fatores, isolados ou não.

Vários estudos realizados ao longo dos anos apontam causas, como genética, endócrinas (distúrbios hormonais), hipotalâmicas (alterações metabólicas), além de dois fatores: sedentarismo e maus hábitos alimentares.

Antes de falarmos como a obesidade pode ser combatida é importante que se diga: dietas “milagrosas”, que prometem perda de peso em poucos dias, não funcionam. Outro aspecto fundamental é que perder peso não significa necessariamente emagrecimento.

Exatamente. Dieta sem atividade física faz com que a pessoa diminua massa magra (músculos) e água. A alimentação saudável, aliada aos exercícios, reduz massa gorda, ou seja, metaboliza a gordura.

Para emagrecer com eficiência é preciso comer bem, ingerindo menos calorias. Quando ingerimos mais calorias do que gastamos, esse excesso é transformado em gordura. A inversão é proporcional: se gastamos mais calorias do que ingerimos, a gordura será metabolizada.

Quanto à atividade física, é preciso aliar exercícios aeróbicos com musculação. Este último é ótimo, pois o crescimento muscular aumenta o gasto calórico diário. E mais: a taxa metabólica basal individual é aumentada, fazendo com que o gasto calórico em repouso cresça, consequentemente metabolizando a gordura individual.

Neste caso, os resultados podem demorar um pouco mais. Mas eles virão. É preciso estabelecer, junto a profissionais especializados, objetivos a curto, médio e longo prazo. Metas são fundamentais para o emagrecimento saudável.

Comentário!

Seja o primeiro a comentar este post.

Deixe o seu comentário!









Compartilhe nas redes sociais: