Unidade Vila Mariana

Rua Dr. Bacelar, 173 - 1º andar
04026-000 - São Paulo - SP
Tel: (11) 5575-0845 / 2673-7110
Tel: (11) 4115-3737
Skype Skype: cfqvilamariana


Novo Telefone - Vila Mariana

Novas Regras para a Cirurgia Bariátrica

Novas Regras para Cirurgia Bariátrica

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou em janeiro uma resolução que aumentou os casos em que a cirurgia bariátrica pode ser indicada para os pacientes obesos, com Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 35 kg/m².

Agora, pacientes com depressão, disfunção erétil, hérnias discais, asma grave não controlada, diabetes e hipertensão, entre outras doenças, também poderão realizar a intervenção. São mais de 21 doenças ao todo.

Antes, a cirurgia só era indicada para pacientes com IMC acima de 40 kg/m² ou um IMC acima de 35 kg/m², desde que portadores de doenças como diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronariana, osteo-artrites, entre outras. 

Idade para a Cirurgia Bariátrica

A resolução também traz alterações em relação à idade mínima. Antes, estava estabelecido que jovens entre 16 e 18 poderiam fazer a cirurgia, desde que a relação custo-benefício fosse bem analisada.

Agora, além das regras anteriores, devem ser atendidas determinadas especificações, como a presença de um pediatra na equipe multiprofissional e a consolidação das cartilagens das epífises de crescimento dos punhos.

A cirurgia em menores de 16 anos só será permitida em caráter experimental e dentro dos protocolos do sistema da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa.

Pacientes com mais de 65 anos poderão fazer a bariátrica, desde que respeitadas as condições gerais e após avaliação do risco-benefício.

Quadros Psicóticos são Impeditivos

A nova resolução também esclarece que, entre as precauções para a indicação da cirurgia, estão a presença de transtornos de humor graves, de quadros psicóticos em atividade e demais quadros demenciais.

 

 

Comentário!

Seja o primeiro a comentar este post.

Deixe o seu comentário!









Compartilhe nas redes sociais: