Unidade Vila Mariana

Rua Dr. Bacelar, 173 - 1º andar
04026-000 - São Paulo - SP
Tel: (11) 5575-0845 / 2673-7110
Tel: (11) 4115-3737
Skype Skype: cfqvilamariana


Novo Telefone - Vila Mariana

Bulimia e Anorexia: Quando a Preocupação com a Balança vira Doença?

Bulimia e Anorexia

As mulheres em geral não estão satisfeitas com o seu corpo. Isso é natural, mesmo porque a busca pelo corpo ideal pode ser saudável. O problema é quando esse desejo vira preocupação excessiva com o peso, tornando-se um transtorno.

Os transtornos alimentares são mais do que dietas balanceadas para perder peso ou prazer em praticar atividades físicas. Eles são caracterizados por exageros em alguns traços do comportamento. Um transtorno alimentar acontece, por exemplo, quando uma dieta nunca acaba e se torna cada vez mais restritiva.

Os transtornos alimentares mais comuns são a Anorexia e Bulimia. Veja abaixo as similaridades e diferenças entre as duas:

Anorexia

Anorexia é um transtorno alimentar, caracterizado por uma diminuição acentuada do apetite, resultando em uma extrema magreza do indivíduo.

A anorexia gera um medo de ganho de peso e uma visão distorcida do tamanho e forma do corpo. Os anoréxicos costumam restringir a ingestão de alimentos por dieta ou jejum. Há ainda aqueles que comem compulsivamente e, em seguida, vomitam.

O que é Bulimia?

Bulimia é um transtorno alimentar, caracterizado por uma ingestão exagerada de alimentos (fome insaciável). Logo a seguir, o indivíduo sente-se culpado e provoca o vômito ou utiliza de outros recursos laxantes, para impedir um ganho de peso.

A palavra “bulimia” deriva do grego, sendo bous” = boi e limos” = fome. Logo, bulimia significa “fome de boi”.

Os bulímicos costumam ingerir uma grande quantidade de alimentos de uma só vez. A pessoa se sente impotente em parar de comer e só para quando já está muito cheia.

Sinal Amarelo

Em muitos casos, a pessoa com anorexia ou bulimia inicia uma dieta com o objetivo de perder algum peso e entrar em forma. Porém, com o tempo, a vontade de comer cada vez menos e fazer exercícios cada vez mais se torna viciante. É aí que o sinal amarelo acende.

Pessoas com anorexia ou bulimia ficam apavoradas ao pensarem que podem ficar gordas. Algumas acreditam que estão acima do peso, quando na verdade não estão.

Os anoréxicos costumam pesar os alimentos antes de comer e contam as calorias. Isolam-se da sociedade e passam a pensar apenas na dieta e no emagrecimento.

Sintomas

Às vezes é difícil, a olho nu, diagnosticar a anorexia. Mas existem alguns sinais que ajudam. A pessoa torna-se obcecada por alimentação e controle de peso, não pode ver uma balança que já corre para medir o peso, conta a quantidade de alimentos com cuidado, evita ingestão de certos alimentos, faz exercícios de forma exagerada, se sente gorda, não tem mais vida social, especialmente se esta inclui refeições, fica deprimida.

No caso da bulimia, ganhar peso gera pavor, a pessoa sempre está infeliz com o corpo, costuma ir ao banheiro após as refeições, ingere laxantes, também se retira das atividades sociais.

Graves Consequências

Apesar das diferenças entre anorexia e bulimia, as consequências são igualmente graves.

O anoréxico pode morrer em estado de desnutrição. Desidratados, os pacientes sofrem perda de eletrólitos, principalmente potássio, fundamental para o funcionamento muscular e cardíaco.

Já o bulímico pode morrer devido aos métodos purgativos. Há pacientes que chegam a vomitar 15 ou 20 vezes por dia, estimulando a desidratação e a perda de eletrólitos vitais ao organismo.

 

Sites de referência:

http://kidshealth.org/teen/food_fitness/problems/eat_disorder.html

http://www.bensaude.com.br/noticias/leitura/380/Anorexia-e-Bulimia-na-Adolesc%C3%AAncia

http://veja.abril.com.br/especiais_online/anorexia-bulimia/bulimia-anorexia.shtml

http://www.significados.com.br/anorexia/

 

 

 

 

 

Comentário!

Seja o primeiro a comentar este post.

Deixe o seu comentário!









Compartilhe nas redes sociais: